Município de Resende vai criar um Centro Municipal de Proteção Civil

Ouvir a Notícia

A Câmara Municipal de Resende vai criar um Centro Municipal de Proteção Civil, no edifício das  Oficinas do concelho. As obras já tiveram início, e vão permitir criar um espaço onde se possam desenvolver e dar resposta a todas as atividades da Comissão Municipal de Proteção Civil, potenciando recursos, evitando duplicação de estruturas e monitorizando em permanência a área do Município.

Este é um investimento de cerca de 246.272 euros, comparticipado a 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), após a candidatura do Município relativa à proteção Contra Risco de Incêndios.

Fonte: CM Resende

Encontra-se a ser remodelado para o efeito, o piso 1 das Oficinas Municipais, onde está a ser criado um espaço renovado e restrito para o desenvolvimento da atividade da Proteção Civil Municipal, que abrange as seguintes áreas:

  • um Gabinete de Crise e Planeamento, que permitirá a realização de reuniões da Comissão Municipal de Proteção Civil;
  • uma sala de planeamento para apoio diverso;
  • uma sala de apoio à sala de crise e à parte operacional, equipada com radiocomunicações e meios logísticos e duas salas de despacho do Centro Municipal do Operações e Socorro (CMOS), destinando-se ao Gabinete do Coordenador Municipal de Proteção Civil e um Gabinete técnico, com particular enfoque na área florestal.

A nova estrutura será dotada de equipamentos para as redes SIRESP, ROB e REPC e de recursos tecnológicos como ferramentas de planeamento e análise, com vista à obtenção de respostas eficientes e eficazes em todos os domínios da Proteção Civil Municipal, permitindo, ainda, criar redes de comunicação entre os diversos agentes de proteção civil e outras entidades de apoio.