Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Os marcuenses tiveram um desconto de 435 mil euros nos transportes em 2020 devido ao PART

O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), permitiu, em 2020, que os marcuenses tivessem direito a um desconto de 435 mil euros em transportes públicos. Este valor, resulta de um total de 10 mil e 300 títulos de transporte público com origem ou destino no Marco de Canaveses.

O PART é um programa de apoio, lançado pelo governo português em 2019, que tem como objetivo promover a utilização do transporte coletivo rodoviário e ferroviário, contando com descontos até 70% aos
preços dos passes.

Em 2020, o transporte ferroviário viu um grande crescimento, com cerca de 70% dos passes, a serem direcionados para os utilizadores de comboio, o que provem da redução de tarifas e a conclusão da empreitada eletrificação do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses, que permitiu também aumentar a oferta de ligações Marco-Porto.

Os descontos nos passes são aplicados através do financiamento do Governo Português à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Os municípios, incluindo o Marco de Canaveses, comparticipam com um valor correspondente a 10% da verba recebida do Estado.

Devido ao aumento de utilizadores do transporte ferroviário no concelho de Marco de Canaveses, a autarquia prepara-se para  investir 775 mil euros na requalificação das zonas envolventes às estações do concelho, Marco de Canaveses e Livração.
“Estamos a complementar este incentivo do Governo com a melhoria das infraestruturas e condições de acesso aos transportes. Investimos mais 60 mil euros na requalificação da rua Nova da Estação em Constance e estamos a levar a cabo um investimento de 715 mil euros na zona envolvente à estação do Marco de Canaveses, que inclui a construção de um novo parque de estacionamento com 130 lugares e um edifício de ligação entre a Estação e o parque”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

A empreitada de requalificação da rua Nova da Estação já se encontra concluída, já a envolvente à estação do Marco de Canaveses  tem prazo de execução até agosto de 2021.