Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Penafiel assina acordo de parceria com o Plano Nacional de Leitura

A Câmara municipal de Penafiel e o Plano Nacional de Leitura (PNL2027), assinaram um acordo de parceria, inserido no Plano Local de Leitura de Penafiel, dirigido para os públicos infantis, juvenis, população sénior e grupos vulneráveis.

A primeira das 3 ações concretas, é dirigida à 1º infância, crianças e jovens, onde a Câmara de Penafiel vai procurar assegurar que os recursos bibliográficos da Biblioteca Municipal cheguem aos mais novos, através da Biblioteca itinerante, que percorrerá as diferentes freguesias ao longo de todo o ano.
A população sénior do concelho também será envolvida neste plano local de Leitura, através da criação de dinâmicas culturais que promovam igualmente o bem estar e a saúde mental da população sénior. O projeto Maleta Mágica, histórias e lendas, da Biblioteca de Penafiel, vai procurar incentivar os mais idosos a recordarem memórias a partilhá-las em grupo.

O Plano Local de Leitura chegará ainda aos bairros sociais do concelho e a um estabelecimento prisional da região com o objetivo de promover atividades que  despertem essas comunidades para a cidadania, através da promoção do livro e da leitura.

Segundo a autarquia, “O Plano Local de Leitura pretende reforçar a política municipal de promoção e capacitação para a leitura, a escrita e as literacias, e conta com a parceria da Biblioteca Municipal de Penafiel, Agrupamentos de Escolas do Concelho de Penafiel, Associações para o Desenvolvimento com valências de lares e/ou centros de dia, e o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.”