Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

CIM do Tâmega e Sousa passa a integrar a rede Teach For All

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), está a implementar, em articulação com os 11 municípios que a constituem e com os agrupamentos escolares da região,  um programa de formação e desenvolvimento de liderança para a promoção do sucesso educativo. O programa, inserido no âmbito da estratégia educativa Tâmega eSousa Educa – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa), será dinamizado pela associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All cuja missão estabelecida, é a de diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico.
O objetivo é promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, particularmente dos mais desfavorecidos, e reduzir a taxa de retenção e de abandono escolar precoce na região do Tâmega e Sousa. O programa, baseado num modelo testado e replicado em 58 países da rede Teach For All, será implementado ao longo de dois anos letivos em 11 escolas da região, uma por concelho, sendo especialmente dirigido a crianças do 2.º ciclo do ensino básico.
Durante os dois anos letivos, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, que é designado de mentor. Este responsável irá trabalhar em parceria com um professor, chamado de professor- mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, nos resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança. Este trabalho é feito através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância.

Cada mentor deve desenvolver um projeto escolar e um projeto comunitário assentes na relação escola-família-comunidade. Pretende-se com estes projetos envolver de forma participativa alunos, professores, diretores e pessoal não docente, mas também pais e encarregados de educação, associações de pais, instituições locais, associações desportivas e comunidade em geral no processo educativo, promovendo a sua participação efetiva na promoção do sucesso escolar dos alunos.

O programa é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.