87.8 e 88.5


















FM

Bombeiros das corporações do concelho de Penafiel já começaram a ser vacinados

Ouvir a Notícia

 

Os bombeiros pertencentes ao concelho de Penafiel, nomeadamente as Associações Humanitárias de Entre-Os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel, começaram ontem a ser vacinados contra a Covid-19.

Autarquia já reuniu com Autoridades de Saúde e entidades responsáveis pela vacinação para agilizar todo o processo té ao final de fevereiro, as vacinas vão ser administradas no centro de saúde, sendo que a partir de março, prevendo-se o aumento do número de vacinas disponíveis, este processo vai passar a ser realizado no Centro de Vacinação – que em Penafiel será instalado no Pavilhão de Feiras e Exposições. Sempre em articulação com o o ACES Vale do Sousa Sul (onde se incluem também os Municípios de Paredes e Castelo de Paiva), a autarquia recorda que os munícipes devem aguardar  contacto da DGS via SMS  (808 24 24 24) ou por correio.

Os munícipes de Rio Mau e Sebolido, por uma questão de proximidade geográfica e de acesso aos cuidados de saúde primários, serão chamados a ser vacinados no Centro de Vacinação localizado Pavilhão Multiusos de Gondomar. Em caso de necessidade, os munícipes devem contactar a sua junta de freguesia para solicitar transporte até ao local de vacinação.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Neste momento, a vacinação é a nossa maior arma contra este vírus, por isso é fundamental que todos sejamos vacinados com brevidade. Só assim vamos alcançar a tão desejada imunidade de grupo. Em Penafiel, vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para que este processo decorra com eficácia e dentro do planeado. Peço que todos estejam atentos ao contacto via sms por parte das autoridades de saúde, especialmente os familiares dos nossos seniores, que, em muitos casos, não conseguem utilizar todas as funcionalidades dos telemóveis. As Juntas de Freguesia, em articulação com a Câmara Municipal, estarão disponíveis para ajudar com questões relacionadas com o transporte até ao local de vacinação. Tenho plena convicção de que, todos juntos, e cumprindo as regras da DGS, vamos vencer este grande desafio das nossas vidas.”

De recordar que existem 3 fases de vacinação em Portugal:

A decorrer está ainda a 1ª fase, onde se incluem pessoas com 50 ou mais anos com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença respiratória crónica com suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração; pessoas com 80 ou mais anos; residentes em lares e internados em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais; profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados; e forças de segurança.

Neste grupo incluem-se os bombeiros, que cujo processo começou hoje, quinta-feira (dia 11 de fevereiro), na USF Penafidelis, com a vacinação de 50% do total da lista nominal dos profissionais.

Numa 2ª fase, serão vacinadas todas as pessoas com 65 ou mais anos; e a população dos 50 anos e até aos 64 com patologias associadas, como diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal, insuficiência hepática, obesidade, hipertensão arterial e outras patologias que poderão entretanto ser incluídas.

Por fim, a 3ª fase prevê que toda a restante população seja vacinada.