Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Cinfães: Foram apurados 22 alunos para a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

Decorre no próximo dia 25 de fevereiro, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, onde 22 alunos cinfanenses, vão disputar o acesso à fase intermunicipal a 22 de abril, que este ano vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Cinfães.

No Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães foram selecionados, no 1º Ciclo, os alunos Pedro Dinis Ferreira e Renata Francisca Ferreira, da EB1 de Cinfães; Martim Rafael Monteiro, da EB1 de Santiago de Piães; Maria Eduarda Cardoso, da EB1 de São Cristóvão; Francisco José Semblano, da EB1 de Nespereira e Maria Alexandra Costa, da EB1 de Oliveira do Douro. O livro escolhido foi “A Princesa da Chuva” de Luísa Ducla Soares. Quanto ao 2º ciclo, ficaram apurados Gustavo Pereira, Juliana Fonseca e Diogo Colaço. A obra a concurso foi “Os Piratas” de Manuel António Pina. No 3º ciclo, apuraram-se os alunos Margarida Cunha, José Valente e Nina Teixeira com o livro “A Pérola” de John Steinbeck.

Já no Agrupamento de Escolas de Souselo apuraram-se no 1º ciclo, os alunos Mafalda Pereira e Susana da Silva da EB1/JI de Lavra; Maria Inês Rodrigues da EB 1/JI de Santa Isabel e Manuel Filipe Teixeira da EB1/JI de Tarouquela. A Eva Marques Soares, o Duarte Filipe Jesus e a Margarida Reis foram os alunos selecionados no 2º ciclo, enquanto que a Letícia Ferreira da Silva, a Maria Beatriz Teixeira e a Renata Teixeira distinguiram-se no 3.º ciclo. “O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz” de Oscar Wilde foi a obra a concurso no 1º ciclo. Já no 2º ciclo a escolha recaiu na “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luís Sepúlveda e no 3.º Ciclo a leitura obrigatória foi “A Lua de Joana” de Maria Gonzalez.

Na Escola Secundária/3.º Prof. Dr. Flávio Resende, as provas partiram da leitura da obra Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco. Ficaram apurados os alunos Marco Monteiro, Ana Cunha e Pedro Pereira.

Esta iniciativa tem como objetivo “Promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir da leitura é o grande objetivo da iniciativa”, refere a autarquia de Cinfães.

Este ano, face à atual situação de pandemia, a iniciativa vai decorrer de forma online.