
De forma a “promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira”, a autarquia de Cinfães encontra-se a desenvolver a Estratégia Local de Habitação.
Neste projeto, onde as Juntas de Freguesia, IPSS’s e famílias do concelho estão também envolvidas, são várias as fases de processo. A primeira passa pela realização de um diagnóstico global atualizado das carências habitacionais existentes no território com a identificação das necessidades das famílias. Terá lugar depois a definição de um modelo de intervenção com a identificação das soluções habitacionais que se pretendem ver desenvolvidas no concelho, como aquisição de edifícios degradados para requalificação, construção a custos controlados, ajuda na requalificação habitacional, entre outros, procurando contribuir para a qualidade de vida da população e para a coesão social e territorial.
Uma vez concluído o processo, as situações identificadas na Estratégia Local de Habitação podem ser candidatadas ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, projeto gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P, refere a autarquia cinfanense.