Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Covid-19: Baionenses vão ser vacinados no Centro de Saúde local

 

Arranca no próximo dia 23 de fevereiro, a vacinação contra a Covid-19 no concelho de Baião, a funcionar numa estrutura localizada no Centro de Saúde local, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega ACES-Tâmega 1.

O edil baionense, Paulo Pereira, visitou ontem a estrutura, acompanhado pela Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, pela vogal do ACES-Tâmega 1, Lúcia Carvalho, pela diretora da
Unidade de Saúde Familiar de Baião, Cristiana Ribeiro e pela enfermeira do Centro de Saúde afeta à “missão” COVID-19, Ana Paula Castro.

Estiveram ainda presentes o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro e alguns dos colaboradores da câmara que montaram a estrutura de vacinação. Paulo Pereira agradeceu o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores do Centro de Saúde e das unidades de saúde do concelho, bem como dos trabalhadores da autarquia e de outras entidades do concelho de Baião no combate à COVID-19 e no apoio às populações.

“Sempre entendemos que era muito importante que a vacinação ocorresse Baião, para que os cidadãos não tivessem de deslocar-se para outros territórios e para que pudéssemos, o mais possível, evitar ajuntamentos e viagens longas, e principalmente quando estamos a falar de cidadãos que requerem cuidados especiais. Agradecemos ao ACES-Baixo Tâmega a disponibilidade manifestada e salientamos o empenho de todos os envolvidos na promoção do bem-estar dos nossos cidadãos”, referiu Paulo Pereira. O autarca garante que a Câmara Municipal continuará a mobilizar todos os esforços para proteger a população contra a pandemia por COVID-19.

 

Por sua vez, a delegada de saúde Gabriela Saldanha disse que é muito importante que os cidadãos tenham uma grande paciência e calma no que diz respeito à vacinação. “Estamos perante um processo muito longo. Teremos de esperar a chegada das vacinas que será gradual. Como todos sabemos, nesta fase serão vacinadas as pessoas com mais de 50 anos e com doenças crónicas (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica) e as pessoas com mais de 80 anos. É importante que toda a população continue a seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde até que esteja garantida uma imunidade de grupo”.
Sobre a estrutura de vacinação:

 

A estrutura de vacinação resulta de uma readaptação da Área Dedicada a Doentes Respiratórios (ADR) criada junto ao Centro de Saúde. A Câmara de Baião irá mobilizar trabalhadores que estarão junto da estrutura para encaminharem os cidadãos para o local de vacinação e informar sobre os passos a seguir.

A estrutura possui uma área de receção, duas cabinas de vacinação e uma área de recobro, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para avaliação do eventual surgimento de reações negativas. Está equipada com ar condicionado.

Esta estrutura, criada ao lado do edifício do Centro de Saúde de Baião, apresenta as condições necessárias para receber a população do Concelho durante o processo de vacinação, cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde para o efeito.