Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

GNR já iniciou fase de sensibilização da Campanha Floresta Segura 2021

Teve início ontem, a fase de sensibilização da Campanha Floresta Segura 2021, uma iniciativa da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), DA Unidade de Emergência, de Proteção e Socorro (UEPS) e dos Comandos Territoriais., como forma de “prevenir comportamentos de risco com a finalidade de garantir a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal nacional”.

Esta primeira fase decorre até 31 de março de 2021. Após esta data, terá início a fase de fiscalização.

 No ano passado, a GNR sinalizou numa primeira fase mais de 24 mil situações de incumprimento da gestão de combustível, sendo que 14 mil registaram-se em freguesias prioritárias. Numa segunda fase, por se encontrarem ainda situações de incumprimento, foram elaborados 6 257 autos de contraordenação no âmbito do Decreto-lei n.º 124/2006, de 20 de junho.

No que diz respeito aos incêndios rurais, a GNR registou 4 892 crimes de incêndio florestal, tendo resultado na detenção de 51 pessoas e na identificação de outras 379, realçando-se que cerca de 23% das ocorrências tiveram origem na realização de queimas e queimadas.

 

Fonte: Guarda Nacional Republicana.