Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião: Cais de Aregos, Ermida e Pala estão a ser alvo de obras de requalificação

O presidente da presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo e o edil baionense, Paulo Pereira, visitaram os Cais da Pala, de Aregos e da Ermida, três estruturas que se viram reforçadas de novas funcionalidades, com o objetivo de atrair mais turistas e criar também uma maior segurança aos utilizadores.

“Este era um assunto que estávamos a tratar há algum tempo. Este conjunto de estruturas precisavam de arranjos e, em alguns casos, a sua condição punha em causa a segurança. Ficamos muito satisfeitos com este investimento considerável, que deixa as estruturas com todas as condições. Em articulação com os presidentes da Junta, quisemos fazer esta visita também como forma de agradecimento ao presidente da APDL pelo modo como temos colaborado”, referiu Paulo Pereira.

O presidente da APDL, Nuno Araújo, observou que “a entidade teve a oportunidade de intervir no território, por força da colaboração que existe com o Município de Baião. Estas são estruturas que servem as populações locais, mas que também reforçam a atratividade e a funcionalidade turística. Isto diz muito da colaboração que existe entre a APDL e o Município, porque os investimentos servem as populações, mas também reforçam as condições para mais desenvolvimento social e económico, por via de uma maior atratividade turística”. O responsável acrescentou ainda: “Pudemos conhecer também os projetos que o município pretende concretizar para estes locais e de que forma a APDL pode continuar a ser este parceiro no desenvolvimento do território”.

O presidente de freguesia de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, António Fonseca e de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, também estiveram presentes nesta visita.

O cais da Pala, onde está em curso o maior investimento, cerca de 145 mil euros, é um projeto de “Recondicionamento do Cais e Fluvina da Pala”. Os trabalhos em curso têm como objetivo o recondicionamento estrutural do cais marítimo turístico, a substituição dos pavimentos, a reparação dos sistemas de amarração e a pré-instalação de infraestruturas para as ligações das redes de abastecimento de água e energia elétrica à fluvina (Cais de Recreio). Esta empreitada está prevista terminar ainda este mês.

Estão já concluídas desde o final do ano passado, as obras nos Cais da Ermida e de Aregos, que tiveram como objetivo reforçar as condições da Via Navegável do Douro.