Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A Feira do Fumeiro e dos Vinhos de Baião permitiu a venda de cerca de 1400 kg em produtos locais

A Feira do Fumeiro e dos Vinhos de Baião permitiu a venda através da internet também de outros produtos locais, e acabou por originar mais de 230 encomendas, num peso total de 1400 quilos, que foram enviadas de Baião para 67 concelhos por todo o país.

Devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19, a feira teve de se realizar online, numa iniciativa da Câmara Municipal de Baião em parceria com a Dolmen.

O vereador dos Assuntos Económicos da autarquia baionense, José Lima acredita que “Esta feira online permitiu um reforço de vendas importante aos produtores baionenses e fez com que muitos produtos de qualidade chegassem a consumidores de outras regiões do país, que ainda não os conheciam e não os tinham provado”. José Lima realça que no futuro, a venda através da internet “pode constituir uma aposta com continuidade, servindo de complemento à realização da feira nos moldes tradicionais. Esta via pode ajudar-nos no nosso principal objetivo, que é o de criar oportunidades e riqueza para o nosso concelho e para as nossas populações”.

A presidente da Cooperativa Dolmen, Cristina Vieira referiu que “o desafio que nos foi lançado pelo Município de Baião, foi de imediato aceite, com sentido de missão. Naturalmente que sendo a primeira vez que realizamos um evento desta natureza tínhamos algumas reservas, mas a procura verificada ultrapassou largamente as nossas expectativas. Aliás, só fomos capazes de corresponder às solicitações, graças ao elevado empenho e dedicação da Equipa Técnica da Dolmen.  Esta foi a forma encontrada para contrariar os constrangimentos impostos pela pandemia, obrigando a uma reinvenção nos modelos de trabalho, acabando por se revelar uma nova oportunidade de chegar ao mercado tradicional e a outros mercados, que por esta via puderam provar pela primeira vez, os sabores de Baião. Realço naturalmente a capacidade que tivemos de desenvolver, em pleno contexto pandémico, a plataforma Locale.pt, a partir da qual tudo isto foi possível. É com esta perspetiva otimista que olhamos para o território, promovendo o desenvolvimento socioeconómico, colocando a inovação e a criatividade ao serviço dos produtores e do território, num esforço partilhado, entre o Município de Baião, a Dolmen e os produtores. Este evento abriu-nos a porta a uma nova forma de promoção territorial, que acreditamos se manterá, mesmo depois de reposta a normalidade nas nossas vidas, tendo um enorme potencial enquanto complemento aos eventos presenciais. Comprova-se mais uma vez que só o trabalho desenvolvido em rede, faz sentido. Promovendo um produto de Baião, promovemos todo um território – o Douro Verde, estando já em cima da mesa a realização de outros eventos, de outros municípios da Dolmen, podem contar com uma atitude perseverante, resiliente e responsável, perante o território e a suas gentes”.

Participaram um total de 21 produtores locais, que venderam os seus produtos através da loja “online” Locale.pt, gerida pela cooperativa Dolmen. Aderiram ao evento produtores de fumeiro, vinhos, o biscoito da Teixeira e outros doces regionais, os licores, cerveja artesanal, o mel, as compotas e as amêndoas artesanais.
Os produtos vendidos foram principalmente enviados para concelhos da Área Metropolitana do Porto como Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia. Também houve envios para a região lisboeta, para concelhos como Lisboa, Cascais, Carregado, Mafra, Almada, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras e Seixal.
Foram ainda registadas encomendas para Castelo Branco, Famalicão, Évora, Beja, Almeirim, Aveiro, Braga, Guimarães, Fátima, Figueira da Foz, Abrantes, Leiria, Setúbal, Palmela, Tomar ou Famalicão.

Os custos associados aos portes de envio para compras superiores a 20 euros foram assegurados pela autarquia de Baião, que disponibilizou ainda vales-oferta para utilização nos estabelecimentos de restauração e de alojamento local de Baião, para compras superiores a 100 euros.