Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Baião e Juntas de Freguesia vão disponibilizar 1000 conjuntos de reciclagem aos munícipes

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da separação de resíduos e da reciclagem, a autarquia de Baião em conjunto com as Juntas de Freguesia concelhias, vão disponibilizar 1000 conjuntos “Ecobags” para as casas dos munícipes.

Cada conjunto é composto por três sacos para diferentes tipos de resíduos: um saco para vidro, outro saco para papel/ cartão e o terceiro saco para plástico.

A autarquia esclarece, que caso os sacos esgotem, haverá uma ficha de inscrição para que as pessoas possam registar-se para receberem os sacos na próxima oportunidade.

“O objetivo destes sacos é permitirem uma separação dos resíduos recicláveis mais fácil em casa, proporcionando, depois, o transporte para o Ecoponto. Se reciclarmos estamos a proteger o Ambiente e também a reduzir a quantidade de lixo que vai ser colocada em aterro”, explica o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Henrique Ribeiro.

A entrega dos sacos para reciclagem irá decorrer nos sábados de 10 e 17 de abril, entre as 10h00 e as 12h00, nas sedes das Juntas de Freguesia (incluindo nas freguesias que compõem as Uniões de Freguesia). No caso de Viariz, a distribuição será feita no mesmo horário, nos dias 11 e 18 de abril.

Estes sacos foram disponibilizados pela entidade responsável pelo sistema de Recolha de Resíduos Resinorte, ao pelouro do Ambiente do Câmara Municipal de Baião.

Recordar que atualmente existem 100 Ecopontos no território baionense. Entre 2015 e 2020 verificou-se um crescimento de 48% da colocação de materiais recicláveis nos Ecopontos do concelho. Em 2020, verificou-se um aumento de 8,8% face ao ano anterior, tendo sido depositadas 627 toneladas de resíduos recicláveis.