Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Baião vai renovar as EB 2/3 de Eiriz/Ancede e Santa Marinha do Zêzere

A Câmara Municipal de Baião adjudicou as obras de intervenção nas Escolas-Sede (EB 2,3) dos Agrupamentos de Eiriz/Ancede e Santa Marinha do Zêzere, num investimento de mais de 900 mil euros. As intervenções serão comparticipadas a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ficando a autarquia baionense responsável pelos restantes 15%.

Os dois estabelecimentos de ensino reúnem no total, 682 pessoas, onde se incluem professores, alunos e pessoal não docente, e, como tal, a câmara Municipal de Baião, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), conseguiu reforçar a candidatura aos fundos europeus e captando verbas essenciais que vão permitir fazer renovações, modernizando e melhorando os estabelecimentos, de forma a proporcionar melhores condições de aprendizagem e conforto.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, detentor do pelouro da Educação , explica que “Estas duas intervenções de fundo nas EB 2,3 de Eiriz e Santa Marinha do Zêzere, articuladas com os diretores, fecham este ciclo de grandes investimentos nas infraestruturas escolares no concelho e justificam-se pela idade destes edifícios e pelo desgaste natural da utilização dos mesmos. Estas obras irão dotar estes estabelecimentos de ensino com melhores condições de conforto e segurança, ajudando na aprendizagem e contribuindo decisivamente para a qualidade de vida dos alunos e dos profissionais. São investimentos prioritários que colocam os estabelecimentos de ensino de Baião entre os melhores e só um grande planeamento por parte da Câmara Municipal permitiu a captação destes fundos europeus, evidenciando a mais-valia da descentralização de competências e a boa articulação entre os responsáveis locais”.

A EB 2/3 de Eiriz/Ancede, terá a cobertura do edifício principal retirada sendo posteriormente colocada uma nova. O sistema
de aquecimento central da escola também será substituído por um mais eficiente.
As salas de aula, o refeitório e a sala de convívio dos alunos serão intervencionados ao nível de revestimento e pavimento dos interiores.

As redes de águas, condutas de saneamento e sistema elétrico serão verificados exaustivamente como parte da renovação, e as paredes interiores, exteriores e os tetos serão alvo de restauro e pintura, com caixilharias novas a ser colocadas no edifício que serve de balneários junto ao campo de jogos, que também será repavimentado. A vedação do mesmo será retirada e substituída, e serão colocadas balizas, postes de ténis e efetuadas novas marcações para as diversas modalidades desportivas.

Já na EB 2/3 de Santa Marinha do Zêzere, será criada uma zona de recreio com coberto junto ao edifício principal, onde agora se encontra um “pré-fabricado”. A cozinha será remodelada, sendo que a intervenção inclui instalação de novos equipamentos, O aquecimento central da escola será retificado será substituída a caldeira.
Os revestimentos e paredes interiores serão também alvo de intervenção, assim como os tetos, assim como será realizada a revisão da  rede elétrica e a substituição das luminárias.

As instalações sanitárias serão renovadas, com a substituição das loiças e cerâmicos e a colocação de portas em fenólico. As carpintarias também serão renovadas e as paredes exteriores tratadas e pintadas.
O campo de jogos terá uma nova vedação, novas balizas e novas marcações para as diversas modalidades desportivas.
Algumas das salas de aula passaram a contar com mobiliário escolar novo, nomeadamente cadeiras, mesas e armários.

O início das obras está previsto para depois do final do ano letivo, devido à sua dimensão.