Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Foram apresentados os resultados do Grupo Operacional da Cereja de Resende

Realizou-se no passado dia 31 de março, a apresentação dos resultados obtidos pelo segundo ano do projeto do Grupo Operacional da Cereja de Resende. Cofinanciado pelo PDR 2020, este projeto tem como objetivo criação de condições com vista à melhoria da capacidade competitiva da produção de Cereja de Resende, em diferentes cotas (baixa, média e alta) e a sua adaptação.

A apresentação foi levada a cabo através de um webinar, onde marcaram presença Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende, Berta Gonçalves, Ana Paula Silva e João Ricardo Sousa, investigadores do CITAB (Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas/UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Elsa Pinheiro, Coordenadora Geral da Dolmen, Francisco Guedes, da CERMOUROS (Cerejas de S. Martinho de Mouros, Lda) e Armindo Pinto, produtor de cereja.

Entre os temas abordados no webinar, salientou-se a importância da instalação e condução de pomares de cerejeira. Segundo o comunicado da Dolmen, durante a sessão foi possível “perceber que a produção sustentável e regular de cerejas de alta qualidade só é possível se forem ponderados diferentes fatores, desde logo a localização do pomar, exigindo um planeamento cuidadoso, isto porque a sua instalação envolve despesas muito elevadas e compromissos a longo prazo.
Outro dos temas abordados foi a escolha acertada das variedades de cerejeira, em função da cota em que está instalado o pomar, sendo que numa cota mais baixa, devem ser escolhidas cerejas que frutificam antes do tempo, como as Nimba, Early Bigi, Burlat, Rocket e Brooks. No entanto, numa cota alta, deverão ser selecionadas variedades mais tardias, como a Skeera, Sweetheart e Staccato. Um alterta deixado durante o webinar, foi o de que as alterações climáticas, e consequente aquecimento do planeta, pode prejudicar as cerejas de cota baixa, que se destacam pela necessidade de frio.
O papel da Dolmen neste projeto marcou-se pelo envolvimento na investigação inicial e na disseminação do conhecimento, na promoção de ações de divulgação e de ações de Benchmarking. A Coordenadora Geral da Dolmen, Elsa Pinheiro destacou durante o webinar, o apoio que a Dolmen tem dado nomeadamente no âmbito do apoio da medida 10.2.1.1 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, canalizados através da DLBC Rural Douro Verde 2020, sendo que até ao momento, foram aprovadas 17 candidaturas que correspondem a um investimento elegível de cerca de 350 mil euros, estando ainda em análise 9 candidaturas.