
Decorreram nos dias 24 de março e 27 de abril, ações de trabalho promovidas pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, dirigidas aos Grupos de Ação Local.
A Dolmen, entidade local gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural Douro Verde 2020 nos concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende, foi uma das entidades participantes.
A reunião possibilitou refletir sobre as prioridades das próximas Estratégias de Desenvolvimento Local, a aplicar pelos grupos nos respetivos territórios de intervenção, no próximo quadro de programação, ou seja, no LEADER/DLBC 2030. A primeira sessão centrou-se nas temáticas, áreas e tipologias de intervenção a incluir neste instrumento. Já a segunda teve enfoque no modelo de governação pretendido.
Um dos pontos comuns a todos, é a necessidade de reforçar a autonomia de decisão de base local, permitindo assim que sejam acauteladas diferenças existentes entre territórios e definidas medidas que se adequem às realidades locais.
O principal objetivo das Estratégias de Desenvolvimento Local é a promoção de territórios mais competitivos, sustentáveis, atrativos e coesos. As sessões tiveram lugar através da plataforma ZOOM. |