Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Centro de Vacinação no Pavilhão Multiusos de Baião administrou 327 doses no primeiro dia de funcionamento

No 1º dia de funcionamento do Centro de Vacinação no Pavilhão Multiusos em Baião, foram dadas 327 vacinas. Os profissionais de saúde são os responsáveis pela administração da vacina, pelo que os colaboradores da autarquia auxiliam os cidadãos. As Juntas de Freguesias e os Bombeiros Voluntários são os responsáveis pelo transporte de utentes que não tenham como se deslocar ao centro.

Paulo Pereira, edil baionense, aquando da visita explicou “Trabalhamos com as entidades do setor da saúde para garantir que o processo de vacinação decorria de forma efetiva.
Numa primeira fase montamos uma estrutura junto ao Centro de Saúde e agora estamos aqui a inaugurar outras instalações, em função do aumento das vacinas disponibilizadas e no sentido de chegar o mais rápido possível a toda a população.

A Câmara Municipal de Baião preparou e montou esta estrutura, de acordo com as orientações, fornecendo tudo o que foi preciso ao nível logístico e de recursos humanos, para que possamos atingir um valor se cerca de 2500 vacinas por semana, o que fará com que a nossa população possa estar vacinada dentro de um espaço relativamente curto de tempo e estarmos assim melhor preparados para enfrentar o que resta da pandemia.

Quero agradecer aos profissionais do Centro de Saúde e aos trabalhadores da Câmara Municipal dos setores da logística, administração direta, comunicação e informática, que prepararam a sinalética do espaço, fizeram a limpeza, montaram as estruturas e instalaram o sistema de agendamento e de entrega de senhas”.

 

Na visita ao novo Centro de Vacinação, a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega, Teresa Moreno, disse: “Antes de mais quero agradecer à Câmara Municipal de Baião, na pessoa do seu presidente, a excelente colaboração que nos têm dado neste contexto particularmente delicado.

Vamos iniciar um processo de vacinação em massa e para isso temos de ter condições de higiene e segurança, com a população condignamente instalada, nomeadamente no período pós-vacinal que requer sempre algum cuidado.

Temos uma equipa multidisciplinar preparada para agirem eventualmente numa situação de um choque anafilático ou outra situação que possa surgir e esta colaboração da Câmara Municipal foi essencial para que tudo estivesse acautelado.

Não posso também deixar de referir que as condições são fantásticas, mesmo a nível nacional, a forma como está organizado, o espaço, a organização e o critério na marcação e chamada das pessoas”.

Estiveram ainda presentes o vice-presidente da CM Baião, José Pinho Silva, a Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, as vogais do ACES-Tâmega I, Carla Gonçalo e Lúcia Carvalho e o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro.