O Museu de Penafiel vai assinalar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus

Ouvir a Notícia

No próximo dia 15 de maio, ás 21h30, o Museu Municipal de Penafiel vai assinalar a Noite Europeia dos Museus com a peça de teatro “Correr o Fado”, de José Carretas, produzida pelo grupo Jangada Teatro. O espetáculo aberto ao público no Jardim do Museu Municipal, de entrada livre, contudo, devido á pandemia, terá lotação limitada. Será também transmitido em direto no canal de Youtube da Câmara Municipal de Penafiel e nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Penafiel e do Museu Municipal.

A peça “Correr o Fado” retrata uma tradição popular sobre os “sétimos filhos”. Segundo a tradição,  o sétimo filho, se for rapaz, nasce “tardo” ou “trasgo”. E precisa de “correr o fado”, para quebrar a maldição. Se não atravessar três fontes, três pontes e três montes, transforma-se em lobisomem. Eduardo, o herói da história, vai fazendo o seu percurso e recebendo pelo caminho um bordão, um cavaquinho e uma caixa. Graças a estes três objetos “mágicos”, Eduardo, o camponês, acabará mesmo por ser rei de um reino feito à sua imagem e semelhança.

A interpretação fica ao cargo de Paulo Pires, Rita Calatré e Vítor Fernandes e texto e encenação é de José Carretas.

“Este espetáculo pretende brincar às historinhas, brincar com as palavras, brincar ao faz de conta, de forma livre, premeditadamente inocente, irresponsável, como o teatro pode ser. Em linguagem de adultos, trata-se de um espetáculo lúdico que foi buscar inspiração a lendas locais da região do Tâmega e Sousa.” explica o grupo Jangada de Teatro, responsável pela produção.

A Jangada Teatro foi fundada em 1999, com o objetivo de elevar o nível cultural da região geográfica onde está inserida. Ao longo dos anos de projeto a companhia tem vindo a destacar-se no panorama teatral português, tendo-se apresentado em algumas das salas mais consagradas de norte a sul de Portugal e no estrangeiro, sendo que em 2005 receberam a Medalha de Mérito Municipal do Município de Lousada na área da Cultura. A nível internacional tem marcado presença em Espanha, França, Lituânia, Brasil, Estados Unidos da América, México, China e Grécia.

No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Penafiel inaugura, pelas 18h30, uma exposição coletiva de ilustração e pintura de Carla Anjos e seus alunos, com duas mostras intituladas “O Mundo da Ilustração” e “Pintando o Koi Fish”.

A exposição estará no Museu até dia 1 de agosto, e os visitantes poderão perceber o processo criativo que conduz à edição final de obras ilustradas por Carla Anjos, ilustradora e artista plástica com ateliê em Penafiel, autora de diversas obras de literatura infanto-juvenil e professora de desenho e pintura. Para além das ilustrações originais de Carla Anjos podem também ver-se os trabalhos dos seus alunos, em torno do tema Koi Fish, carpas ornamentais japonesas, desenvolvidos durante este ano letivo.