Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

CHTS disponibiliza, desde 2012, Consulta de Enfermagem de Estomaterapia

Desde 2012, que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), dispõe da Consulta de Enfermagem de Estomaterapia para apoio aos doentes ostomizados e aos seus cuidadores, com o objetivo de “informar, esclarecer e educar para práticas que promovam uma melhor adaptação a esta nova condição de vida, bem como a prestar uma vigilância adequada à ostomia, de modo a prevenir complicações ou a tratá-las caso estas surjam”, refere o Centro Hospitalar.

Carla Nunes, enfermeira especialista responsável por esta consulta, diz que “nos últimos anos, é notório o aumento do número de pessoas ostomizadas decorrentes de patologias do foro intestinal e urinário”. 

Até 2018, esta consulta tinha atendido 476 utentes, num total de 4673 consultas, apresentando nos últimos anos um crescimento médio anual de cerca de 15% no número de utentes seguidos. Em 2018, o CHTS, passou também a dispor de mais uma área, com dois gabinetes, um para tratamento e outro para atendimento.

Os utentes têm ainda uma linha telefónica direta para agendamento de consultas, esclarecimento de dúvidas e apoio especializado, promovendo a proximidade e o fácil acesso para a gestão em tempo útil do seu caso em particular.

A enfermeira especialista refere a importância da relação humana no tratamento à pessoa ostomizada e salienta que, “para além dos recursos físicos disponibilizados, torna-se fundamental, aquando da intervenção à pessoa ostomizada, valorizar a relação humana que se estabelece entre o utente e o profissional, como fator preponderante em todo o processo de tratamento”.

É ainda de referir que a Consulta de Enfermagem de Estomaterapia é reconhecida como centro de formação especializado na área do doente ostomizado, sendo procurada para a prática de cuidados diferenciados na especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica.