Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Penafiel celebra dia do Ambiente com várias iniciativas

De forma a comemorar o Dia do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, a autarquia de Penafiel, vai realizar várias iniciativas ao longo do próximo mês.

Entre os dias 1 e 5 de junho, a comunidade vai ser incentivada a trocar pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, por plantas e ecopontos. Os equipamentos devem ser entregues nas instalações do Ecocentro e Horto Municipal, na zona industrial n.º 2, em Penafiel.

O objetivo é incentivar a comunidade a entregar pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, de forma voluntária, e em troca receber um vaso com uma planta ou um ecoponto. Todos os equipamentos elétricos e eletrónicos entregues serão encaminhados corretamente para reciclagem, minimizando o impacto desses resíduos para o ambiente.

A programação conta ainda com 3 Webinars dedicados à temática do Ambiente.

No dia 1 de junho com o Engº Joaquim Jesus da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, às 18h00, com o tema “Conservação de Ecossistemas Fluviais”.

No dia 2 de junho, a Engª Elsa Rocha, da divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, promove 2 webinar. Às 16h30 com “Saiba onde pára o nosso lixo!”. Este webinar pretende mostrar a todos os produtores de lixo o que acontece ao lixo que produzem desde que o colocam nos contentores da via pública até que chega ao seu destino final. Ainda neste webinar a Engª Rosália, da empresa municipal Penafiel Verde, falará da importância de beber água da torneira, 100% segura, como é o caso em Penafiel. Para encerrar este ciclo de webinars, a Engª Elsa Rocha aborda o tema “Como evitar o desperdício alimentar”, às 18h00. O desperdício alimentar é uma preocupação crescente a nível mundial, sobretudo num contexto em que há mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo em estado de subnutrição.

Esta iniciativa dá oportunidade às Escolas e IPSS’s do concelho de conceberem jardins em suporte móvel e que possam estar expostos nos jardins e passeios da cidade, usando plantas/flores naturais ou privilegiar a reciclagem/reutilização de materiais.

O resultado final será conhecido no dia 4 de junho, às 15h00, com a exposição “Jardins em Movimento”, na Avenida Egas Moniz, em frente ao Jardim do Calvário.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Município vai promover o evento “Leitura no Jardim do Clavário”, destinado a todas as crianças.

Às 11h00, um técnico da Biblioteca Municipal de Penafiel vai ler uma história alusiva ao dia do ambiente, no jardim do Calvário. No final da história um técnico da divisão de ambiente faz uma breve apresentação do jardim do Calvário com dados importantes sobre a história, o desenho e a biodiversidade deste espaço na cidade de Penafiel.

Para participar nestes webinars basta inscrever-se através do link – https://docs.google.com/forms/d/1Udmi_mOnyhR4jZWGDhAHB278WOdzQZ5Ar1lHOAgz6Z4/viewform?edit_requested=true

Um estudo recente revelou que os portugueses guardam cerca de 12,2 milhões de aparelhos. Isto significa que os portugueses têm em casa cerca de 31 milhões de euros em “metais preciosos”. Portugal ocupa a sexta posição do ranking relativamente ao número per capita de telemóveis encostados. Há 1,19 aparelhos que são descartados por habitante.