87.8 e 88.5


















FM

Concelho de Baião recebeu auditoria do processo de certificação como destino turístico sustentável

Ouvir a Notícia

O concelho de Baião, recebeu uma auditoria de certificação por parte da Organização Não Governamental australiana, EarthCheck, líder mundial em avaliação comparativa científica e certificação turística.

O objetivo passa por alcançar a distinção “Prata”, após verificação e correção de eventuais “não conformidades” detetadas, assim como “equilibrar o desenvolvimento da atividade turística sem descurar a salvaguarda dos recursos naturais e o bem-estar das populações locais”. Recordar em 2019, o concelho já tinha sido distinguido com o selo “Bronze”, relativo ao estudo “Benchmarked”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira “esta certificação enquadra-se dentro da estratégia de valorização e promoção do nosso território, tornando-o mais atrativo, diferenciando-o positivamente, contribuindo para a dinamização económica concelhia e estimulando o desenvolvimento económico e social, tendo sempre presentes as noções de sustentabilidade e de promoção do meio ambiente”.

Em Portugal, apenas o arquipélago dos Açores recebeu esta distinção e em todo o mundo, são em número reduzido as regiões certificadas como destino turístico sustentável.

A certificação de destino turístico sustentável é um processo que implica uma melhoria contínua, por isso os destinos que pretendam abraçar este compromisso terão que ser alvo de auditorias anuais, por forma a avaliar a evolução do seu desempenho em todos os critérios definidos.

O município está, ainda, a desenvolver uma página de internet dedicada ao processo de certificação, acessível em baiaosustentavel.pt, onde poderá obter informação sobre recursos turísticos do concelho, visão e política adotadas no âmbito da sustentabilidade, descrição do processo de certificação, comunicação de iniciativas e eventos relacionados com as mesmas temáticas e um espaço dedicado à participação pública.