Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Penafiel: Contas de 2020 “aprovadas por unanimidade mostram resultados de excelência”

As contas do município de Penafiel referentes ao ano transato, foram ontem aprovadas por unanimidade, com 5 votos da coligação “Penafiel Quer” e com os 4 votos do Partido Socialista. A autarquia salienta que “Sem qualquer contestação, as contas aprovadas evidenciam resultados de excelência”, apresentando exemplos que justificam a aprovação:

1- Forte redução do passivo que registou uma descida de 20 % em comparação com período homólogo e decresceu 53% relativamente a 2017.

2- Também se registou uma forte diminuição total da divida a fornecedores, que só neste mandato, 2017-2020, teve uma redução de 11 milhões de euros.

3- Redução de dívidas a terceiros, na ordem dos 35%, em linha com o ano anterior.

4- A câmara municipal de Penafiel registou ainda a maior taxa de execução do orçamento nos últimos anos.

5- Acresce ainda que o valor de empréstimos de médio/ longo prazo é o mais baixo de sempre.

”Sinto-me muito feliz por terem sido aprovadas as melhores contas de sempre, desde que há um sistema de contabilidade organizada nos municípios. A aprovação das contas por unanimidade, ou seja, com os votos a favor da oposição, só evidencia aquilo que temos vindo a dizer há já algum tempo, que a câmara municipal tem feito um percurso de estabilidade orçamental, reduzindo a dívida sem deixar de realizar obras e investimentos importantes para o concelho. É uma dupla satisfação ver o nosso trabalho reconhecido, em especial quando estamos também a enfrentar uma pandemia que nos levou a investir mais no apoio social sem, no entanto, colocar em causa as boas contas. Finalmente recorde-se, que na Assembleia Municipal (AM) do ano passado onde se discutiram as contas, o líder da bancada do Partido Socialista, assumiu publicamente votar as contas de forma favorável se as mesmas continuassem a evoluir de forma positiva, o que aconteceu hoje em reunião de câmara, porque contra factos não há argumentos.”, referiu Antonino de Sousa, edil penafidelense.