
A Câmara Municipal de Baião e a Associação Desportiva de Ancede (ADA), assinaram, no passado dia 22 de junho, um protocolo onde a autarquia irá cofinanciar a realização de obras de requalificação das instalações da Associação.
O protocolo surge após a candidatura da ADA ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que se destina a clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos, cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas.
A Câmara Municipal de Baião, no âmbito do Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo, vai contribuir até ao limite de 50% do valor não comparticipado pelo IPDJ e atribuiu 7.867,50 euros para a reabilitação das instalações de apoio do complexo desportivo, pintura de um campo de futsal descoberto e construção de uma bancada.
O valor total das intervenções é de 30 mil e 750 euros, com 12 mil e 750 euros a serem comparticipados pelo IPDJ, valor a que se junta a comparticipação da Câmara Municipal de Baião,
e o restante, a cargo da Associação Desportiva de Ancede.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, aquando da assinatura do protocolo, afirmou que “a Câmara Municipal de Baião, atendendo à necessidade fundamentada de financiamento para a Associação Desportiva de Ancede, celebrou este protocolo, para que esta possa continuar a promover e divulgar o seu projeto desportivo e de formação”, acrescentando que “qualquer associação desportiva do concelho de Baião se poderá candidatar a este Programa do IPDJ e, caso cumpra os requisitos e a comparticipação seja aprovada, a Câmara Municipal de Baião comparticipará da mesma forma”.
O Presidente da Direção da Associação Desportiva de Ancede, Augusto Carlos Sousa, referiu que “este protocolo que hoje assinamos decorre de uma candidatura que fizemos em parceria com a Câmara Municipal de Baião e com a União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas do Instituto Português do Desporto e Juventude, com o objetivo de requalificarmos o nosso parque desportivo, através de pequenos arranjos e pinturas, mas principalmente através da construção da bancada que é fundamental para os nossos adeptos estarem confortáveis a assistir aos jogos de futebol. Mais uma vez fizemos uma parceria com a Câmara Municipal de Baião e queremos continuar a ter essa possibilidade e fazer ainda mais daqui para frente”.
A Associação Desportiva de Baião também apresentou uma candidatura ao mesmo programa em 2019, tendo a mesma sido aprovada. A Câmara Municipal de Baião assumiu o compromisso de atribuir uma comparticipação nos mesmos moldes logo que as intervenções planeadas venham a ocorrer.