Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Baião reforçou os apoios monetários e material de proteção às Instituições Sociais do Concelho em 2020

Os apoios às Instituições Sociais do Concelho de Baião, foram reforçados no ano passado pela autarquia, como “forma de comparticipar os custos acrescidos que as mesmas enfrentaram e para diminuir a necessidade de despesa com a compra de mais materiais. Os apoios foram atribuídos em função do número de utentes que cada instituição tem sob a sua responsabilidade”.

Foram entregues no valor de 43 mil euros, apoios monetários extraordinários, assim como material de proteção, nomeadamente máscaras, batas e luvas.

Em 2020 a Santa Casa da Misericórdia recebeu um valor de 196 mil e 800 euros no âmbito do Contrato-Programa de Desenvolvimento Social para a Inovação em Geriatria e Família. Este contrato programa prende-se com a ampliação do lar de S. Bartolomeu, tendo em 2014 a Câmara Municipal de Baião assumido a responsabilidade de suportar metade do valor do investimento. Em 2020 foi feita uma renegociação dos valores previstos, porque a Santa Casa da Misericórdia recebeu um apoio adicional para a concretização daquele investimento, vindo de um fundo de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Os 196 mil e 800 euros transferidos em 2020 pela Câmara Municipal correspondem ao pagamento da prestação correspondente a esse ano e também ao adiantamento de apoios previstos até 2023.

Também o Centro Social de Santa Cruz do Douro recebeu 47 mil euros no ano de 2020, para apoiar os custos da obra de ampliação da sua estrutura residencial para pessoas idosas (lar de terceira idade).

A autarquia baionense irá ainda apoiar candidaturas a fundos europeus da Obra do Bem-Estar Rural de Baião (requalificação da creche e do centro de dia) da ADEGRIL (requalificação do espaço de serviço de apoio domiciliário) e do CECAJUVI (requalificação do centro de dia e serviço de apoio domiciliário).

A Câmara Municipal assumiu também o apoio a três candidaturas efetuadas por entidades baionenses ao programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, da Segurança Social.

Neste contexto a ADEGRIL pretende remodelar uma antiga escola primária para criar um Centro de Dia; a Santa Casa da Misericórdia pretende criar um lar residencial para pessoas portadoras de deficiência; e o Centro Social de Santa Cruz do Douro projeta a ampliação da sua estrutura residencial para idosos (lar).

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira e José Pinho Silva, destacaram a importância destes projetos numa reunião com a Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, tendo a governante sido convidada a visitar o concelho de Baião.

Para apoiar os cidadãos que enfrentavam maiores dificuldades sócio económicas, a Câmara Municipal de Baião despendeu também 14 mil e 400 euros em cabazes alimentares. Estes cabazes foram entregues a famílias identificadas pelo Gabinete de Apoio à Família e, também, a famílias de alunos carenciados que durante o período de fecho das escolas.