
Realizou-se durante a tarde desta terça-feira, a inauguração da requalificação da EB1 da Esperança na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada no concelho de Marco de Canaveses.
A intervenção, com um valor de cerca de 180 mil euros, incidiu na cobertura, com a total retirada do amianto, assim como, a requalificação da escola com realização de obras de intervenção nas caixilharias, ampliação da escola e criação de refeitório, colocação de capoto, tratamento de madeiras e arranjos interiores.
O projeto da escola diferencia-se das restantes requalificações de instalações escolares marcuenses, por ter utilizado como base o conceito de Economia Circular, que assenta na reutilização, restauração e renovação de materiais numa lógica de desenvolvimento sustentável. A autarca marcuense Cristina Vieira, fala numa intervenção de grande importância, num estabelecimento que já não recebia obras há mais de 40 anos.
A presidente da Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, Maria José Cerqueira, mostra-se satisfeita com a obra, principalmente pela resolução dos problemas térmicos existentes antes da intervenção.
Declarações da Presidente da Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, aquando da inauguração da requalificação da EB1 da Esperança.