Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Penafiel já apresentou o programa do “Sentir o Verão” para o mês de julho

A Câmara Municipal de Penafiel está a preparar, para o mês de julho, um conjunto de atividades como parte do programa “Sentir o Verão”.

A partir do dia 3, às 15h, o Museu Municipal acolhe a “Oficina de Ilustração e Escrita” com Carla Anjos, em parceria com a Associação de Amigos do Museu. A atividade destina-se a jovens a partir dos 14 anos e a adultos, sendo gratuita, mas com a necessidade de inscrição deve ser feita até dia 30 de junho, devido à lotação máxima de 15 pessoas. A inscrição deve ser realizada através do link respetivo, que se encontra disponível no website do Museu Municipal de Penafiel (www.museudepenafiel.com). A iniciativa volta a realizar-se no dia 25 de julho, às 10h, mas desta feita para as crianças, entre os 5 e os 13 anos, acompanhadas por um adulto. A participação é também gratuita, com lotação limitada e sujeita a inscrição prévia até 20 de julho.

A aposta do programa passa também pelo desporto, sendo que de 4 de julho a 12 setembro, todos os domingos de manhã (às 10h), o Parque da Cidade de Penafiel é o local de eleição para a realização da iniciativa “Domingos de Bem-Estar” (Yoga, Meditação, Técnicas Respiratórias e Relaxamento). O objetivo é despertar a flexibilidade física, mental, emocional e espiritual de todos os participantes, que apenas precisam de levar um tapete de yoga ou uma toalha, água e “mente aberta para se conectarem consigo próprios” refere a autarquia.

O Cais de Entre-os-Rios, em Eja, terá no dia 10 de julho, às 22h, o filme “Aladdin” em formato drive-in. Recomendado a maiores de 12 anos, esta versão em ação real do filme de animação da Disney lançado em 1992, mostra o ator Will Smith a interpretar o Génio com poder de conceder três desejos a quem estiver na posse da sua lâmpada mágica.

No dia 11, às 17h30, no Coreto do Jardim do Calvário, é possível assistir a mini-shows de cantores líricos em forma de flash-mob ou concerto, apelidado de “Ópera Intermezzo”. A iniciativa é dinamizada pela “HYMNUS”, com o objetivo de “dar arte aos eventos, cultura do espetáculo às pessoas e entretenimento educativo às primeiras idades.”

No dia 17, destaque para a “Hora do Conto e Visita ao Parque”, a decorrer às 10h30, no Parque da Cidade. Esta é uma iniciativa dinamizada pelo serviço da Biblioteca Itinerante e pela Divisão do Ambiente, com leituras ao ar livre e visita de exploração da fauna e flora local conduzida pelos técnicos da autarquia. Ainda no mesmo dia, realiza-se, na Praça da Escritaria, às 22h, o concerto “Alma de Coimbra”, protagonizado por um grupo constituído por antigos e atuais estudantes da Universidade de Coimbra. Segundo a autarquia penafidelense, “O Alma de Coimbra promove a divulgação, no País e além-fronteiras, dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa.”

 

No dia 25 de julho às 18h30 há o concerto do projeto penafidelense “Desligado”, que vai ter como pano de fundo o Mosteiro de Paço de Sousa.

No dia 30, às 22h, o Largo da Ajuda vai ser palco do “Concerto Vox Angelis – Amália: Uma história de vida”. Esta é uma iniciativa que se insere nas Comemorações dos 100 Anos do Nascimento de Amália Rodrigues, a “Rainha do Fado”. Para assinalar esta data, a “Vox Angelis” preparou um espetáculo multimédia, levando ao público os principais fados que imortalizam a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde se conta a história de vida da fadista, com projecção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas. No último dia do mês, às 10h30, realiza-se mais uma “Hora do Conto e Visita ao Jardim” no Jardim do Sameiro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, sendo que, mais tarde, às 22h, o Coreto de Abragão recebe o concerto da banda penafidelense “The Fines”.

Todos os eventos têm lotação limitada, devido às normas em vigor emanadas pelas Autoridades de Saúde devido à pandemia da COVID-19.