Rota do Românico: Origo na Igreja de Sanfins de Ferreira

Ouvir a Notícia

 

A Igreja de São Pedro de Sanfins de Ferreira, em Paços de Ferreira, vai ser palco este sábado, pelas 21h30, do concerto “Monumentum”, a cargos dos Origo Ensemble.

Ensemble vocal feminino, as Origo nasceram em 2011, tendo como objetivo o estudo, a interpretação e a divulgação da música antiga. A sua formação atual conta com Ana Margarida Laranjeira, Patrícia Ramos, Raquel de Lima, Sofia Macaia e Sónia André.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição, através do telefone 255 963 643 ou do endereço de correio eletrónico citaniadesanfins@gmail.com. Este evento enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Igreja velha de São Pedro de Sanfins de Ferreira, hoje sem culto, integrava no século XVI a Terra de Ferreira, sendo da apresentação do arcebispo de Braga. No interior da nave, destacam-se os vestígios de pintura mural, entre os quais uma representação de São Brás de grande qualidade.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende). As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.