Munícipes de Baião já podem solicitar o “Transporte a Pedido”

Ouvir a Notícia

De forma a informar os munícipes sobre o projeto piloto  “LIGA -Transporte a Pedido”, implementado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM TS) com o apoio do Município de Baião, os Serviços Descentralizados de Santa Marinha do Zêzere foram palco de uma sessão de esclarecimento.

O encontro foi promovido pelo vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima e contou com as presenças do Primeiro-Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM), Telmo Pinto, do responsável técnico do projeto, André Brochado, e com o anfitrião da iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira.

Na plateia estiveram representados elementos de Juntas de Freguesias, assim como representantes de instituições particulares de solidariedade social.

Na sua intervenção Telmo Pinto referiu que “o objetivo deste projeto é o de garantir a melhoria da mobilidade da população que reside em zonas do concelho em que a oferta de transporte público regular está muito dependente do transporte escolar. Com esta nova oferta, a ideia é que o transporte seja adequado às necessidades do dia a dia dos cidadãos, como por exemplo o acesso ao comércio, aos serviços públicos e a estabelecimentos de saúde”.

Por sua vez José Lima salientou que “este novo serviço é disponibilizado para fazer chegar o transporte aos locais onde ele não existe ou é deficitário, não se sobrepondo à oferta existente, apenas a complementando”.

Para o autarca “o serviço de Transporte a Pedido vai permitir às pessoas deslocarem-se de forma mais confortável, mais económica e mais segura. É uma mais-valia num território como o nosso, principalmente em zonas mais interiores do concelho onde a rede de transportes é mais deficitária”, referiu.

Para utilizar o Liga terá de efetuar a sua reserva até às 15h do dia útil anterior ao da sua viagem. Ligue para o 255 718 348, de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h00 às 13h00e das 14h00 às 15h00. O Liga destina-se a todos os residentes no Tâmega e Sousa. Os menores que utilizem o Liga devem ser sempre acompanhados por um adulto.

Cada bilhete custa entre 1,80€ e 4,20€, variando em função do número de zonas., sendo válido apenas para 1 viagem. O Liga está disponível nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende. Está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O bilhete será enviado por mensagem de correio eletrónico ou SMS juntamente com a confirmação da reserva do serviço.