Cerca de 250 animais foram vacinados contra a raiva em Baião

Ouvir a Notícia

Terminou no passado dia 27 de julho a campanha de vacinação contra a raiva e outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses) no concelho de Baião. A autarquia baionense refere que cerca de 250 animais foram inoculados. A par da vacinação, os donos dos animais puderam colocar o identificador eletrónico (chip), numa campanha que atravessou todas as freguesias do concelho.

A iniciativa foi levada a cabo pelo veterinário municipal de Baião, Paulo Teixeira, seguindo as diretrizes da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, com o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesias.

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães a partir dos três meses de idade e concede imunidade durante um período de três anos, enquanto a identificação eletrónica é obrigatória desde 2008, permitindo que, em caso de perda, roubo ou abandono do animal, o proprietário do animal possa ser identificado.

Apesar do término da campanha nas freguesias de Baião, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica poderá ser ainda realizada no Gabinete do Veterinário Municipal (junto ao Centro Hípico) na primeira terça-feira de cada mês pelas 10h30.