Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Penafiel vai criar 160 novos lugares em creches para crianças entre os 0 meses e os 3 anos

O concelho de Penafiel, vai ser dotado de mais creches, que vão permitir acolher 160 crianças, com idades compreendidas entre os 0 meses e os 3 anos.

Rita da Cunha Mendes, Secretária de Estado da Ação Social, presidiu a cerimónia de assinatura de Contratos de Comparticipação Financeira, que decorreu em Lousada,  relativo ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, denominado “PARES 2.0”, entre o Instituto da Segurança Social e a Associação para o Desenvolvimento das Termas de S. Vicente, que vai criar 42 novos lugares em Creche, no Jardim de Infância da Igreja.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, “Continuamos a apostar na ampliação da Rede de Equipamentos Sociais. Entendemos que este é um passo importante na melhoria das condições de vida dos cidadãos e das suas famílias. Por isso, estamos, desde o início, com um forte investimento e proximidade nestas 4 candidaturas. Cedemos instalações para a adaptação dos equipamentos em Creche e asseguramos o financiamento face à componente privada. Demos ainda apoio na elaboração das candidaturas ao PARES 2.0 e elaboramos todos os projetos de execução.”

Recorde-se que recentemente também foi assinado um contrato de comparticipação financeira com a segurança social o Centro Social e Cultural de Abragão, para 42 novos lugares em Creche, a funcionar nas antigas instalações da Escola EB 1 de Miragaia, e com a Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Guilhufe e Urrô, que vai dispor de 34 novos lugares em Creche, nas antigas instalações da Escola EB 1 de Gandra.

A Fundação Santa Maria Madalena também viu também a sua candidatura ser aprovada, aguardando apenas assinatura de contrato de comparticipação financeira para a construção de raiz de uma Creche na Freguesia de Penafiel, em Santa Marta, para 42 novos lugares.