Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A Requalificação do Centro de Saúde de Marco de Canaveses vai ser apoiada em 425 mil euros pelo NORTE 2020

A candidatura da Câmara Municipal de Marco de Canaveses aos fundos comunitários do NORTE 2020, para a requalificação Unidade Saúde de Marco de Canaveses foi aprovada, consistindo num apoio até 425 mil euros.

O investimento total da intervenção é estimado em cerca de 512 mil euros, e irá incidir na adaptação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar, estando prevista também a aquisição de bens e equipamentos para o apetrechamento desta unidade.

A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, explica que “A requalificação da Unidade de Saúde de Marco Canaveses é uma necessidade expressa pelos utentes e profissionais, e que nós, Câmara Municipal, também identificámos. Insere-se na estratégia de consolidação e fortalecimento da rede de cuidados de saúde primários e de modernização dos Serviços de Saúde do concelho que intensificámos desde que, por delegação do Governo, assumimos competências de gestão na Saúde em dezembro de 2020”.

A requalificação do centro de saúde, irá também possibilitar a transferência do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), que neste momento funciona na Unidade de Saúde Feira Nova. O objetivo desta transferência é melhorar o acesso a estes cuidados de saúde específicos aos residentes dos concelhos que usufruem do CDP Marco Canaveses (Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses). Com esta intervenção, as novas instalações do Centro de Diagnóstico Pneumológico de Marco Canaveses, irá servir uma população inscrita em janeiro de 2021 de 9.825 utentes.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses já abriu o concurso público para a Requalificação do Centro de Saúde de Marco de Canaveses, que terá uma duração prevista de 12 meses.