Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autárquicas 2021: Candidatos do PS Baião e Marco de Canaveses deixam sugestões a Rui Rio que visita hoje a região

O Presidente do Partido Social Democrata (PSD), visita esta quarta-feira, vários concelhos da região do Tâmega e  Sousa, nomeadamente Baião, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira.

A visita do líder do PSD, terá início pelas 10h30, no Lar Residencial Rainha Santa Isabel, seguindo-se pelas 13h00, um almoço com empresários ligados ao setor do Turismo baionense, e posterior passeio de barco.

Rui Rio seguirá depois para o concelho de Paços de Ferreira, para uma visita ao comércio tradicional na Praça Primeiro de Maio em Freamunde, pelas 17h00.

Em comunicado enviado à redação da Rádio Montemuro, os candidatos do Partido Socialista (PS) de Marco de Canaveses e Baião, Cristina Vieira e Paulo Pereira, respetivamente,  dão as boas-vindas e deixam várias sugestões a Rui Rio.
“Antes de cá chegar queríamos que soubesse que o último Governo PSD/CDS-PP tomou muitas decisões penalizadoras para o nosso território”.

Os candidatos deixam vários exemplos: “Cortou 5 por cento nas transferências para os municípios, o que significou a perda de elevados montantes que podiam ter sido aplicados no desenvolvimento dos concelhos e no bem-estar das nossas populações;  Não deu andamento a projetos de mobilidade estruturantes como fossem a ligação de Baião à Ponte da Ermida, a continuação do IC 35 e variante à N211, no troço Mesquinhata – Quintã. Assim como a modernização da Linha do Douro. Foram atrasos graves e que ainda estamos a tentar recuperar;

Cristina Vieira e Paulo Pereira, acrescentam: “Realizou uma reorganização administrativa das freguesias sem promover uma verdadeira auscultação das pessoas e das instituições; Quis encerrar o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião”.  Os mesmos referem que  “Só foi possível reabrir esta resposta de saúde primária com uma manifestação popular e, mesmo assim, obrigando a Câmara a pagar pelos deveres do Estado;

“Quis encerrar o Tribunal de Baião, o que novamente só foi possível evitar com recurso a uma manifestação;
– Aumentou impostos, cortou salários, pensões e subsídios de férias e de natal, revelando uma total insensibilidade social que deixou milhares de famílias sem rendimentos.

Insultou os portugueses chamando-lhe “piegas” e incentivou-os a emigrar, agravando um problema da perda de população com que concelhos de baixa densidade populacional como Baião e o Marco de Canaveses já conviviam” salientam.
Os candidatos deixam um convite a Rui Rio, destacando os pontos positivos da região: “Se porventura o dr. Rui Rio vem conhecer os dados mais positivos que temos vindo a construir, apesar desses atropelos pelas quais o seu partido é co-responsável, então temos todo o gosto em que saiba que: prosseguimos a aposta na educação das nossas crianças e jovens; damos prioridade às pessoas mais idosas e vulneráveis; trabalhamos de forma empenhada na valorização ambiental e na qualificação do território; não esquecemos a melhoria da mobilidade das pessoas para que seja mais fácil chegar aos nossos territórios; estamos a criar condições para que mais empresas possam investir aqui e criar riqueza e postos de trabalho nos nossos concelhos”.

Cristina Vieira e Paulo Pereira, terminam o comunicado lembrando Rui Rio” que aqui pode encontrar boas políticas e inspirar-se para o programa político do PSD e assim construir uma alternativa para o País, dado que aparentemente ainda a não tem”.

Deixando o convite “Ficaremos felizes caso aceite o repto do PS para que conheça as boas práticas autárquicas dos socialistas, uma vez que as mesmas estão na linha da frente do progresso e do desenvolvimento.
 
Aproveitamos ainda para sugerir que prove sumo de laranja da Pala, um produto distintivo dos nossos territórios, porque são muito doces e de elevada qualidade!”.