O Município de Marco de Canaveses abriu concurso público para o novo Lar de Idosos de Soalhães

Ouvir a Notícia

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses abriu, no passado dia 3 de setembro, o concurso público para a reconstrução e ampliação da habitação para equipamento de Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) em Soalhães.

O novo lar vai representar um investimento superior a 1 milhão e 938 mil euros comparticipado por Fundos Comunitários, a 75%, no valor de e 1 milhão 53 mil 303,70 euros, correspondendo o investimento do Município a 500 mil euros. O restante valor da empreitada será assegurado pela Associação das Obras Sociais de São Vicente de Paulo, a proprietária do equipamento social. O prazo de execução, após adjudicação de obra, está estimado em 24 meses.

O novo Centro Social de São Martinho de Soalhães, vai comportar possuir alojamento para cerca de 25 utentes, Centro de Dia e cozinha industrial para o apoio ao domicílio.
A edil marcuense, Cristina Vieira, refere que “esta obra será uma realidade porque este Executivo Municipal acreditou no projeto e conseguiu inverter o processo de abandono do mesmo, que será uma mais-valia para todos, um projeto de futuro e da salvaguarda do bem-estar dos nossos Idosos. A Câmara Municipal está, mais uma vez, a ser um agente de incentivo e a garantir o investimento desta nova infraestrutura social, em mais de 1 milhão de euros de financiamento comunitário, através da reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, aprovada em sede da Comissão. Em boa hora o Centro Social de São Martinho de Soalhães apresentou esta candidatura pois o Concelho apresenta ainda um défice em termos de respostas sociais, pelo que não podíamos deixar de apoiar este investimento”.
O Presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, António Monteiro, refere que “o novo lar representa o esforço da Associação, que sempre acreditou que isto era possível, e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, para a sua concretização, sem a qual tal não seria possível. Não teremos dúvidas que este novo Lar, para além de constituir uma importante resposta social, porque os nossos idosos merecem e precisam de espaços para a sua proteção e qualidade de vida, será também gerador de postos de trabalho na Freguesia. Pelo que agradeço à Direção do Centro Social de São Martinho de Soalhães, que manteve vivo este sonho, e à Câmara Municipal, pela realização da obra”, sublinha.
O prazo para apresentação das candidaturas é de 30 dias, a contar da data de envio do anúncio para publicação, ou seja, no dia 3 de setembro.