Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A maternidade do CHTS registou em setembro uma média recorde de partos

A maternidade do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), localizada no Hospital Padre Américo, em Penafiel, alcançou, no mês de setembro, uma média recorde de partos.

O primeiro semestre do ano de 2021 viu uma quebra no número de nascimentos a nível nacional entre os 17 e os 20 por cento, contudo, os resultados obtidos em setembro no CHTS, fazem, segundo comunicado do Centro Hospitalar, prever “um segundo semestre bastante promissor ao nível da natalidade.”

 Neste período, foram registados de 14 a 17 partos diários em alguns dias, acima da média diária de 5 a 6 partos diários dos meses anteriores.

Em junho, último mês do primeiro semestre, nasceram 174 bebés e, em setembro, o número de nascimentos foi de 215, sendo que, entre janeiro e junho de 2021, foram realizados 912 partos.

A maternidade do Hospital Padre Américo, é considerada uma das maiores do país, com mais de dois mil nascimentos anuais, e também uma das maternidades que apresenta os melhores desempenhos no que se refere ao número de cesarianas realizadas.

A maternidade do Hospital Padre Américo está a funcionar nas novas instalações da área materno-infantil. As obras de remodelação, cujo valor de investimento foi de cerca de 155 mil euros, implicou a realização de obras no piso 6 e introdução de novos equipamentos, passando a garantir instalações mais modernas no internamento e uma hotelaria mais agradável e próxima de maternidades mais recentes.

Cada quarto tem agora somente duas camas, com o objetivo de melhorar o conforto e privacidade para pais e bebés.