Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Foi realizada uma ação de fogo controlado na Serra do Marão, a primeira da época de prevenção

Decorreu no passado dia 8 de outubro, na Serra do Marão (Perímetro Florestal das Serras do Marão, Vila Real e Ordem), a primeira ação de fogo controlado desta época de prevenção de incêndios.

Esta prática,  tem como principal objetivo diminuir, em locais estratégicos, a carga de combustível vegetal disponível para grandes incêndios futuros, quebrando a continuidade horizontal, assim como promover a renovação de pastagens, potenciando o pastoreio como fator de prevenção de incêndios rurais.

A medida realizou-se aproveitando os fatores climatéricos favoráveis (temperatura, humidade do ar, velocidade e rumo dos ventos), conjugada com o teor em humidade, tipologia e disponibilidade dos combustíveis. Foi intervencionada, recorrendo à técnica do fogo controlado, uma parcela composta por matos diversos com uma dimensão aproximada de 15 hectares, integrada na Rede Primária e Faixas de Gestão de Combustíveis e do Plano de Fogo Controlado para a Serra do Marão (anteriormente aprovado, e em execução desde 2017).

Esta ação, também inscrita no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Baião, foi executada sob a orientação técnica de Técnicos Credenciados em Uso de Fogo Controlado do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com apoio, no terreno, das brigadas de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (e respetivos Técnicos Florestais – Chefes de Brigada) e de duas Equipas de Bombeiros das Corporações dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere.

Esta prática de prevenção estrutural, a que se seguirão outras nas principais áreas florestais do Município de Baião, foi acompanhada pela Diretora Regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, e pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro.