
As E.B. 2,3 de Souselo e General Serpa Pinto de Cinfães foram galardoadas com o Galardão Eco-Escolas 2021, que visa divulgar, reconhecer e premiar o trabalho das Eco-Escolas durante o ano letivo 2020/21. Este é um prémio atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), que desenvolve em Portugal, desde 1996, o programa Eco-Escolas, que tem como objetivo fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável e a gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais nas instituições de ensino.
No passado dia 12 de outubro, esta associação levou a cabo mais um “Dia Bandeiras Verdes”, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Devido a impossibilidade de receber o prémio presencialmente por todas as escolas galardoadas, as escolas de Cinfães foram representadas pela E.B. 2,3 de Souselo que, para além do prémio Eco-Escolas, trouxe para casa o prémio de vencedor de um dos desafios do programa, o “Alerta Invasoras”.
Durante o ano letivo de 2020/21, a E.B. 2,3 de Souselo conseguiu, com a criatividade dos seus professores e alunos e com o apoio das instituições locais, levar os seus alunos a diferentes áreas do seu território para que os jovens pudessem aprender sobre a natureza que os rodeia. Os jovens Filipe e Micael, acompanhados pela professora Andreia Almeida, representaram a sua turma com um trabalho que alerta para o perigo que podem ser os conhecidos penachos e que lhes valeu o 1.º lugar neste desafio nacional.