Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A CIM do Tâmega e Sousa está a implementar programa de sensibilização florestal para crianças e jovens

Após um investimento de 340 mil euros na instalação de redes de defesa da floresta contra os incêndios nos cerca de 635 hectares de floresta dos concelhos de Amarante, Baião e Cinfães, municípios que possuem áreas classificadas como de média e de muito alta perigosidade a incêndios florestais, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) tem agora em curso um programa de sensibilização e educação florestal para crianças e jovens.

Este foi implementado em articulação com os municípios e escolas dos concelhos de Amarante, Baião e Cinfães, e é dirigido a alunos do 2.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional. O programa tem como objetivo alertar para a importância da proteção da floresta contra incêndios, através da sensibilização das crianças para a necessidade da sua proteção e mostrando aos jovens como a floresta pode gerar valor e oportunidades de emprego.

O programa decorre até ao final do presente ano letivo e contará com a participação de cerca de 1800 alunos, distribuídos por 90 turmas dos três concelhos.
O programa destinado aos alunos do quinto e sextos anos, é designado “A tua floresta”e foca-se na importância da floresta, a biodiversidade florestal e as respetivas ameaças, enquanto o programa “A tua floresta Pro”, para alunos do secundário, tem como foco, além da importância da floresta, as saídas profissionais ligadas ao setor florestal.

Este programa é desenvolvido no âmbito da operação “Instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios na região do Tâmega e Sousa”, promovida pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo PO SEUR 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.