Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A Rota do Românico promove o “Inventar-se de Gente” para crianças e famílias

O “Inventar-se de Gente” é um itinerário sonoro e performativo, protagonizado pelo grupo O Som do Algodão e promovido pela Rota do Românico, no âmbito da exposição “Ver do Bago”. Este itinerário une os contos de Agustina Bessa-Luís, a poesia de Daniel Faria e o imaginário das obras de Nuno Higino à tradição oral do território da Rota do Românico. Este espetáculo vai percorrer os municípios de Celorico de Basto, Amarante, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Felgueiras, Paredes, Resende, Cinfães e Castelo de Paiva, durante os meses de novembro e dezembro, em apresentações de 40 minutos, direcionadas para crianças e famílias.

O primeiro dos eventos terá lugar no dia 26 de novembro, sexta-feira, às 14h00, em Celorico de Basto, no Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.

Este será baseado no cancioneiro tradicional e na tradição oral do espaço geográfico da Rota do Românico, a partir de “Contos Amarantinos”, de Agustina Bessa-Luís, “Poesia”, de Daniel Faria, “O Crescer das Árvores” e “Onde Dormem os Pássaros?”, de Nuno Higino. Segundo a Rota do Românico, “O Som do Algodão propõe uma viagem de sensações, que parte da paisagem natural dos vales dos Sousa, Douro e Tâmega, seduzindo-nos a conhecer as suas lendas, tradições e ofícios. Música para fazer crescer as árvores e histórias para nunca dar ponto sem nó.”