Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Rosmel Rodríguez foi selecionado como Embaixador do Pacto Europeu para o Clima

O jovem venezuelano Rosmel Rodríguez, residente em Marco de Canaveses foi selecionado pela Comissão Europeia como Embaixador do Pacto Europeu para o Clima.

Este acordo, promovido pela União Europeia, pretende contribuir para o objetivo de alcançar a neutralidade climática na UE até 2050.

A Comissão Europeia apresentou esta visão estratégica a longo prazo no dia 28 de novembro de 2018 estabelecendo metas para o investimento em soluções tecnológicas realistas, a capacitação dos cidadãos e a harmonização em temas chave como a politica industrial, o financiamento ou a investigação, garantindo ao mesmo tempo a justiça social para uma transição equitativa dentro da UE.

As propostas para este Pacto foram formuladas pelo Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, sendo que englobam a generalidade das políticas políticas da União Europeia, e estando em consonância com o Acordo de Paris, onde os países que o assinaram se comprometeram a não ultrapassar os 2ºC de aumento da temperatura global e procurar manter em 1.5ºC.

Como embaixador do Pacto para o Clima, Rosmel Rodríguez irá desempenhar uma função de sensibilizar e apoiar ações pelo clima na comunidade onde atua, procurando aproximar os cidadãos da União Europeia e da ação climática. O jovem venezuelano irá também partilhar ações, metodologias e resultados com outros participantes espalhados pela  Europa, tendo acesso a uma rede profissional que engloba diversas organizações e pessoas relevantes na luta pelo planeta.

A eleição de Rosmel Rodríguez para este papel, de embaixador do Pacto Europeu para o Clima, é mais um passo no trabalho que tem vindo a levar a cabo, em campanhas de sensibilização e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a participação frequente em conferências internacionais, assim como o trabalho em diferentes organizações internacionais que defendem a introdução dos ODS, como a Global Peace, onde foi nomeado Presidente do Comité Europeu.