Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

(C/Áudio) Baião assina acordo de 2.6 milhões com IHRU para execução da Estratégia Local de Habitação

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou o concelho de Baião no dia 16 de novembro. As razões da visita do governante passaram pela Estratégia Local de Habitação, por via do programa 1º Direito, e a requalificação da Estrada Nacional 304-3, entre Teixeira, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere.
Nesta reunião, foi assinado o acordo de colaboração entre o Município de Baião e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) prevê financiamento para a execução das soluções habitacionais do programa 1º Direito, promovidas pela própria autarquia baionense.
O Ministro Pedro Nuno Santos, destaca a importância de uma habitação digna, referindo que este investimento irá também criar emprego, através da aposta em empresas de construção.

Este acordo significa um investimento de cerca de 2.6 milhões de euros, que o autarca baionense, Paulo Pereira, explica em que irá consistir.

Segundo Paulo Pereira, este acordo incide na reabilitação de habitações e também na construção de novas soluções habitacionais de raiz.

O edil baionense, Paulo Pereira, relativamente ao acordo de colaboração entre o Município de Baião e o IHRU.

Este acordo é uma parte da execução do programa 1º Direito em Baião, porque existem outras intervenções habitacionais que serão alvo de contrato de financiamento direto entre o IHRU e os beneficiários particulares e também com entidades do setor social, com o investimento total a ascender aos 10 milhões de euros.
Ao todo prevê-se a beneficiação de 153 agregados habitacionais, abrangendo 291 pessoas, sendo que a programação financeira se iniciará em 2022 e terminará em 2024.