Os Bombeiros Voluntários de Baião homenagearam os antigos presidente e comandante da Associação

Ouvir a Notícia

Os Bombeiros Voluntários de Baião realizaram, a 20 de novembro, uma cerimónia de homenagem a Augusto Freixo e a José Costa, respetivamente, o antigo presidente e o antigo comandante daquela Associação Humanitária, que cessaram funções após décadas de dedicação.

Augusto Freixo, integrou a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião entre 1971 e 2019, sendo que desde 1985 exerceu o cargo de Presidente da Direção.

José Costa, desempenhou as funções de bombeiro durante 48 anos e de comando durante 33 anos, passando agora ao Quadro de Honra.

Foi também guardado um minuto de silêncio em memória de três bombeiros da corporação falecidos em serviço ao longo desse período: Paulo Teixeira, Ludgero Marques e António Oliveira.

Os homenageados receberam ainda o Galardão de Carreira, criado pela Federação de Bombeiros do Distrito do Porto e atribuído pela primeira vez nesta ocasião, e também o colar de cidadania e mérito da Liga dos Bombeiros Portugueses.

No contexto desta iniciativa foi ainda apresentado e benzido um novo veículo dos Bombeiros Voluntários de Baião, uma ambulância de transporte de doentes.