A Penafiel Verde vai investir mais de 1.2 milhões de euros para maior eficiência na rede de água penafidelense

Ouvir a Notícia

A Empresa Municipal Penafiel Verde está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento, com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada.

O objetivo passa por conseguir uma maior eficiência de serviço e ambiental. Assim, a Penafiel Verde criou um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares (renovação, deteção e integração), com um investimento total de mais de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR.

Nesta fase, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, uma vez que as redes existentes além de serem muito antigas, tinham já perdas de água elevadas.

Já na área da deteção, a Penafiel Verde está a avançar com a instalação, de cerca de 45 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) e 22 Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos, com o objetivo de munir a rede de mecanismos de controlo.

Por último, a área de integração engloba toda a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição e controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo assim uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas.