
A Ordem dos Enfermeiros acreditou, para efeitos de Qualificação Profissional, o I Curso de Atualização em Enfermagem de Reabilitação, organizado pelo Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (NER-CHTS).
Esta é a primeira vez que um grupo de enfermeiros de uma Instituição/Unidade de Saúde submete uma candidatura, sob a forma de ação de formação, ao processo de Acreditação e Creditação de Atividades Formativas da Ordem dos Enfermeiros e a obter a acreditação com a atribuição de 2.5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP), com data de início de 6 de outubro de 2021 até 6 de outubro 2023.
Este curso decorreu entre 6 de outubro e 22 de novembro tendo sido inicialmente pensado para 30 vagas que rapidamente se esgotaram, sendo que já está a ser ponderada uma segunda edição para o próximo ano civil.
Dirigido a enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação, frequentaram o curso treze enfermeiros do CHTS, quatro do Centro Hospitalar Universitário do São João, dois do Centro Hospitalar Dr.º Francisco Zagalo, dois do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, um do Centro Hospitalar Universitário do Porto, um do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, seis dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, Tâmega I, Tâmega II Vale do Sousa Sul, Tâmega III, Alto Tâmega e Barroso e um de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Paroquial de Moreira de Cónegos.
A ação de formação assentou em módulos de formação teórico-práticos e prática simulada, entre os quais, investigação, reabilitação respiratória, neurológica, ortotraumatológica, cardíaca, pediátrica e no doente crítico.
Foi lecionado em regime de B-Learning, com sessões presenciais no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, onde foram abordados temas de maior relevo, que segundo o CHTS foram “baseados na evidência científica atual e fundamentais para a prática clínica do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Reabilitação (EEER).”
Assim, e de acordo com o grupo coordenador do NER-CHTS, “face às mais variadas exigências da sociedade em geral, no que respeita a cuidados de enfermagem e mais concretamente cuidados de enfermagem de reabilitação, proporcionou-se aos EEER um nível de conhecimentos e cuidados diferenciados, com vista aos processos de tomada de decisão relativos à promoção da saúde, prevenção de complicações, tratamento e reabilitação, bem como maior autonomia para conceber, implementar e monitorizar planos de enfermagem de reabilitação, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas”.
Como forma de dinamizar, potenciar e garantir a credibilidade que se impunha na realização do Curso, o NER estabeleceu parceria técnico-científica com o CHTS, Serviço de Ensino Formação e Investigação do CHTS, Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação e ainda com a Ordem dos Enfermeiros.
Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, terá lugar o 1.º Colóquio de Enfermagem de Reabilitação, no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, organizado pelo Núcleo de Enfermagem e que simbolizará o fecho desta primeira edição do Curso de Atualização em Enfermagem de Reabilitação.