Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Baião vai criar um novo percurso pedonal ao longo do rio Ovil

A Câmara Municipal de Baião vai criar um percurso pedonal pela natureza ao longo do rio Ovil. A primeira fase da obra já está adjudicada pelo valor de 157 mil euros, com uma extensão aproximada de 2.5 quilómetros entre a Ponte Nova (Ancede) e a foz do Ovil (Ribadouro). A intervenção é financiada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Câmara Municipal de Baião com o começo das obras previsto para o final de 2021 e o início de 2022.

Segundo a autarquia, a intenção é de aumentar o percurso futuramente, encontrando-se em preparação de candidatura a financiamento a extensão entre Outoreça (Ovil) e Várzea (Campelo) sendo que o Município de Baião pretende também criar novos percursos, nomeadamente no rio Teixeira, no rio Douro e noutros pontos do concelho que reúnam as condições necessárias à sua execução.

Segundo a Câmara Municipal de Baião, este percurso “possui uma grande riqueza ao nível das espécies autóctones em termos de fauna e flora, assim como, elevado valor ambiental. Ao ser criado um corredor ecológico vai converter-se num lugar de lazer e contribuirá para a sensibilização e educação ambiental dos utilizadores.”

O percurso pedonal irá fazer-se nas margens do rio, tendo uma largura média de 2 metros.

Será feita a reabilitação e valorização do rio, numa estratégia de desenvolvimento sustentável e recorrendo a técnicas de engenharia natural. Esta área da engenharia ocupa-se da valorização de cursos de água e estabilização de encostas através do emprego de material vivo, combinado com estruturas inertes como madeira ou pedra.

A obra prevê a realização de trabalhos de consolidação das margens, corte e limpeza da vegetação, contenção de vegetação exótica e invasora e remoção de entulhos.

Serão beneficiados caminhos existentes, através da aplicação de pavimentos resistentes, prevendo-se também a instalação de mobiliário urbano em madeira e a construção de valetas para o encaminhamento de águas nos locais onde se verifique essa necessidade.