
Realizou-se no passado dia 7 de dezembro, na sede da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT), em Amarante, o ato de instalação do Conselho Diretivo da Associação, a que se seguiu a primeira reunião deste órgão executivo para efeitos de eleição dos seus Presidente e Vice-Presidente.
O cargo de Presidente do Conselho Diretivo, para o mandato de 2021-2025, será exercido pela Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, que sucede a Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião, e o de Vice- Presidente, pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. Na mesma reunião foi ainda aprovada a continuidade de Ricardo Magalhães nas funções de Secretário-geral da instituição.
O Conselho Diretivo será ainda composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, pelo Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade. No mesmo dia também tomaram posse os membros da Assembleia Intermunicipal da AMBT – três por cada município associado – sendo eleito para Presidente da Mesa da Assembleia o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, para Vice presidente o Vereador da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Manuel Machado e para Secretário o vereador da Câmara Municipal de Baião, José Lima Soares.
A autarca marcuense, eleita para o cargo de Presidente do Conselho Diretivo, destacou “a importância da AMBT na captação, em articulação com as diversas entidades supramunicipais que atuam no território, de fundos comunitários para a região do Baixo Tâmega e Douro Sul, que no atual quadro comunitário de apoio, o NORTE 2020, ascende já a cerca de 3,6 M€”. Destacou ainda que “a AMBT é um ator importante para potenciar o trabalho em rede dos diferentes municípios que a integram, em interesses comuns para os territórios, de onde se destacam a promoção turística e valorização dos produtos endógenos, do património natural e cultural”.