Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Baião adquiriu terreno para proteção de árvores e prevenção e combate a incêndios

A Câmara Municipal de Baião adquiriu um terreno na envolvente da Área de Lazer da Fraga do Rio, na freguesia de Campelo e Ovil. O espaço possui cerca de 27 mil metros quadrados, representando um investimento de 49 mil e 750 euros da parte do Município.

O objetivo da aquisição, segundo a autarquia, é a proteção das árvores existentes, mas também realizar adensamento, com plantação nessa área florestal de espécies autóctones, assim como melhorar e alargar rede de caminhos florestais, para melhorar a gestão e ordenamento florestal e, consequentemente, para a prevenção e combate a incêndios.

Segundo a Câmara de Baião, “os caminhos florestais possuem um pavimento sujeito a uma maior degradação motivada sobretudo pelas águas e pelos movimentos de terras, sendo por isso, necessário zelar pela sua conservação e manutenção.”

Neste caso, trata-se da abertura de novas vias, não só para permitir a acessibilidade às áreas florestais e promover melhor a sua gestão, mas também para servir de acesso às patrulhas de vigilância e aos Bombeiros.

A aquisição deste terreno está inserida numa estratégia mais ampla do executivo baionense, de aquisições de terrenos em locais estratégicos e de elevado valor ambiental, ecossistémico e/ou cultural nas cumeadas e encostas das serras do município de Baião. Assim, a autarquia baionense pretende continuar a  “afirmar-se como um exemplo na gestão florestal, reforçando a sua vocação de pulmão verde do distrito do Porto. Tal é tanto mais importante quanto a nível internacional se multiplicam os esforços para a criação de políticas de reflorestamento que contribuam para o sequestro de carbono e para a mitigação das alterações climáticas”, refere a Câmara Municipal.

 

Este novo espaço servirá também de complemento à área da Zona de Lazer da Fraga do Rio, ainda numa perspetiva de integração com os novos caminhos pedestres que serão executados nas margens do Rio Ovil.