Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A instalação do Comando Sub-Regional de Proteção Civil em Baião está prevista para o primeiro trimestre de 2022

A instalação, em Baião, do Comando Sub-Regional de Proteção Civil que irá abranger os 11 concelhos do Tâmega e Sousa deverá ter início até ao final do primeiro trimestre de 2022.
A primeira reunião de trabalho para a instalação da estrutura realizou-se no dia 14 de dezembro, tendo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, respetivamente Paulo Pereira e Filipe Fonseca, recebido uma comitiva de responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os comandos sub-regionais vão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro (CDOS), uma alteração que se concretiza no âmbito da lei orgânica da ANEPC. Esta estrutura corresponde a um centro de comando, com técnicos especializados que farão a primeira resposta e comando de meios para ocorrências dentro do espaço do Tâmega e Sousa.

O encontro começou nos Paços do Concelho, onde foram analisadas as necessidades técnicas e operacionais que a Proteção Civil tem para a instalação da estrutura, bem como o modelo de acordo de cooperação a estabelecer entre todas as entidades intervenientes. A comitiva dirigiu-se depois à Casa de Chavães, o imóvel que irá acolher o comando sub-regional, tendo este espaço sido escolhido por possuir as condições necessárias para o efeito para esta missão e potencial de expansão em caso de necessidade.
Nesta reunião a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve representada pela Diretora Nacional de Administração de Recursos, Ana Cristina Andrade e pela Diretora de Serviços de Recursos Tecnológicos e Patrimoniais, Carla Dinis, apoiadas pelo arquiteto Henrique Vaz Pato. Marcaram ainda presença, ao nível operacional, o Comandante Regional do Norte, Tenente-Coronel Carlos Alves, o Segundo Comandante Regional da ANEPC, Armando Silva, e o Comandante Distrital, Albano Teixeira. Também o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro e o Adjunto do presidente da Câmara Municipal de Baião, Armando Pinho, participaram na visita.