
O Orçamento Municipal da Câmara Municipal de Cinfães para 2022 foi aprovado em sede de reunião de Câmara no passado dia 23 de dezembro e em Assembleia Municipal no passado dia 30 de dezembro.
O orçamento em causa representa um aumento de cerca de 4% relativamente a 2021, totalizando um valor mais de 22 milhões 441 mil euros. Em termos de receita corrente, o orçamento prevê um valor de cerca de 16 milhões e 722 mil euros, e de receita de capital de 4 milhões 576 mil euros, totalizando uma receita total de 22 milhões 441 mil e 596 euros e 87 cêntimos.
O valor da despesa corrente é de cerca de 14 milhões e 566 mil euros, com a despesa de capital nos 7 milhões e 532 mil euros, totalizando uma despesa total de 22 milhões 441 mil e 596 euros e 87 cêntimos, ou seja, o mesmo valor da receita.
O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, explica as linhas orçamentais para o ano de 2022, referindo que o mesmo será aumentado ao longo do ano.
Declarações do edil cinfanense, Armando Mourisco, relativamente à aprovação do Orçamento Municipal para 2022.
O Orçamento foi aprovado em reunião de Câmara com dois votos contra dos vereadores eleitos pela Coligação “Viva Cinfães”, e em Assembleia com seis votos contra dos deputados de assembleia eleitos da coligação e um voto contra do presidente da Junta de Freguesia de Nespereira.
Segundo o comunicado enviado pela coligação “Viva Cinfães” para a redação da Rádio Montemuro, o voto contra é justificado, entre outros pontos, porque “Algumas das propostas que estão vertidas neste documento, recebem naturalmente a nossa concordância, no entanto, consideramos que na sua globalidade o orçamento e plano não satisfazem as necessidades, nem as prioridades necessárias para um desenvolvimento económico e social do nosso concelho.”
O vereador da autarquia cinfanense, Bruno Rocha, eleito em setembro pela coligação “Viva Cinfães” refere, em declarações à Montemuro, que o Orçamento apresentado não aborda as propostas da coligação nas áreas da economia, desporto e juventude, acessibilidades, ação social e voluntariado e urbanismo.
O vereador Bruno Rocha, explica ainda o porquê do voto contra no Orçamento de 2022, comparativamente à abstenção para o orçamento de 2021.
Declarações de Bruno Rocha, Vereador da Câmara Municipal de Cinfães eleito pela coligação “Viva Cinfães”, relativamente ao voto contra o Orçamento Municipal de 2022.