A rubrica “Baionenses pelo Mundo” pretende contar as histórias dos emigrantes de Baião

Ouvir a Notícia

A Câmara Municipal de Baião vai promover uma nova rubrica através das redes sociais do Município con o nome “Baionenses pelo Mundo”. ,Esta iniciativa tem o objetivo de contar, todos os meses, as histórias de homens e de mulheres baionenses que se encontram emigrados.

Esta é uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Emigrante da Câmara Municipal de Baião, que servirá também para aumentar a divulgação deste serviço público.

As histórias de vida serão publicadas na primeira semana de cada mês. O começo da rubrica acontece com António Sousa, nascido na freguesia do Gôve e residente há 60 anos em Porto Alegre, no Brasil.

O vice-presidente da autarquia, com a tutela do Gabinete de Apoio ao Emigrante, Filipe Fonseca, explica que “as pessoas constituem o maior património do nosso concelho. E os emigrantes baionenses são naturalmente uma fonte de orgulho grande para o nosso concelho, porque apesar de se encontrarem além-fronteiras nunca esquecem as suas origens e continuam a viver de forma muito intensa a ligação ao concelho, às nossas tradições, às freguesias e às nossas paisagens. Queremos de certa forma dar a conhecer estes percursos de vida e dizer a estes baionenses que Baião continua a ser a sua terra de origem e está sempre de braços abertos para os receber”.