Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Centro de Interpretação do Românico recebe a Sinfonia N.º7 de Anton Bruckner

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebe na próxima sexta-feira, 4, pelas 21h30, a Sinfonia N.º 7, de Anton Bruckner, interpretada pela Camerata Nov’Arte, dirigida por Luís Carvalho.

A atual versão de Luís Carvalho, de 2019, da Sinfonia N.º 7, de Anton Bruckner, para ensemble de 15 instrumentistas foi concebida no espírito da Sociedade Privada de Concertos de Schoenberg e seus discípulos, em Viena, Áustria, na década de 1920,  e segundo a Rota do Românico, “procura transportar a monumentalidade da obra original para um formato instrumental mais compacto, leve e flexível.”

O efetivo instrumental escolhido tenta simular, em miniatura, a orquestra tipicamente bruckneriana, ao incluir praticamente todos naipes de sopros, bem como as cordas da versão original. Ao mesmo tempo, inclui instrumentos menos usuais como o eufónio ou o acordeão.

A Rota do Românico refere que este concerto pretende “criar uma versão da sinfonia mais portátil, mas igualmente grandiosa no conceito sonoro, ao mesmo tempo que se apela à curiosidade do ouvinte com as inovações tímbricas” com o objetivo de manter a qualidade da atuação seja equivalente ao original.

A entrada no Centro de Interpretação do Românico é gratuita, mas sujeita à reserva prévia de lugares. O concerto também será transmitido em direto nas redes sociais da Rota do Românico.

O evento conta com o apoio da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Município de Lousada e da parceria institucional do Ministério da Cultura.