Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Cinfães renovou protocolo com a AFEDT relativamente às equipas de sapadores florestais

A Câmara Municipal de Cinfães renovou o protocolo com a Associação Florestal Entre Douro e Tâmega (AFEDT), para o funcionamento de duas equipas de sapadores florestais no concelho, durante 12 meses.

Os custos de funcionamento destas equipas são assegurados pelo Município que irá transferir para a AFEDT mais de 113 mil euros ao longo do ano de 2022.

As equipas de sapadores florestais que atuarão em Cinfães, são constituídas por cinco elementos cada e vão exercer a sua atividade em áreas florestais públicas, comunitárias ou privadas, de acordo com as necessidades identificadas no Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O principal objetivo é a prevenção de incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva; criação de faixas de gestão de combustíveis; acompanhamento na realização de fogo controlado; apoio à realização de queimas e de queimadas; sensibilização da população; vigilância das áreas rurais; ações de primeira intervenção; apoio ao combate a incêndios florestais e às subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.